Conheça as características da vigilância patrimonial!
A vigilância patrimonial tem como objetivo proteger, prevenir e combater ações criminosas ou indesejadas, garantindo a integridade física de pessoas e a integridade de patrimônios. Assim, esta atividade deve ser exercida por um profissional que possua completo conhecimento na função, procurando constante capacitação.
Assim, a vigilância patrimonial constitui-se de algumas características que podem variar de acordo com cada situação de trabalho, porém, deve-se considerar os seguintes pontos:
LEGALIDADE
Há uma série de leis que envolvem segurança patrimonial e no que se refere a segurança privada, que devem ser seguidas. A legislação brasileira estabelece diversas leis, decretos e portarias relacionadas à segurança privada. Estas, são de grande importância para a garantir a credibilidade e garantia de entrega do serviço acordado
PRESENÇA
Consiste na presença física do vigilante nos locais onde há maior probabilidade de ações delituosas ou onde há maior necessidade de segurança da integridade física humana. Esta característica da vigilância patrimonial traz a sensação e garantia de pessoas.
POSTURA
O vigilante é quem representa a segurança do local, por isso deve passar esse sentimento às pessoas que estão ao seu redor. A sua postura e seus conhecimentos técnicos devem proporcionar a sensação e garantia de segurança.
CONHECIMENTO DO LOCAL DE ATUÇÃO
A garantia de uma segurança eficaz e eficiente vem através de diversos conhecimentos. Entre eles, está o conhecimento do local em que a segurança será feita, incluindo os aspectos rotineiros, organizacionais e físicos por parte da vigilância do local.